Chegou a hora de descobrir o que os vikings realmente comiam e separar os fatos das invenções de filme.
Quando a gente pensa em vikings, logo vem aquela imagem clássica: banquetes gigantes, carne voando, barris de hidromel e um monte de gente gritando “Skål!”. Mas será que era tudo isso mesmo?
Apesar da fama de brutos, os vikings tinham uma alimentação bem variada. Claro que carne rolava, mas não era só isso. Muita coisa foi romantizada com o tempo, principalmente pelo cinema.
A real é que os vikings sabiam comer direitinho. Nesse artigo, vamos trocar uma ideia sobre os mitos, curiosidades e verdades da dieta viking. Sem frescura, sem termos difíceis.
Aqui é papo reto, tipo conversa de bar com tema histórico. E se você já se pegou perguntando o que os vikings realmente comiam, fica tranquilo: essa dúvida vai acabar agora mesmo.
Nem só de carne vivia o viking
Vamos acabar com um mito logo de cara: não, os vikings não comiam só carne. Essa ideia veio muito mais de filmes do que da realidade. Eles até comiam carne de caça, tipo veado e javali, mas era só uma parte da dieta.
tudoemordem.net
A base mesmo vinha da terra. Eles plantavam cevada, centeio, aveia… e faziam mingaus, pães e até bebidas fermentadas com isso.
Ou seja, já dava pra perceber que o cardápio ia além do churrasco. Os vegetais também tinham vez. Comiam cenoura, nabo, repolho, alho-poró… e geralmente faziam uns ensopados com tudo junto.
Nada chique, mas super funcional e nutritivo. Então, quando o assunto é o que os vikings realmente comiam, a resposta vai muito além do que a gente imagina.
Tinha de tudo um pouco, sempre aproveitando o que a terra dava.
Peixe era o verdadeiro queridinho
Se tem uma coisa que viking sabia fazer era pescar. Eles viviam perto do mar, de rios e lagos, então o peixe era presença garantida na dieta.
Eles comiam bacalhau, salmão, arenque e truta. E o mais incrível: sabiam conservar tudo! Defumavam, salgavam e até fermentavam o peixe pra durar mais no inverno.
Comer peixe era mais fácil do que caçar. Então, mesmo quem não era rico conseguia manter uma alimentação cheia de proteína. Ah, e também rolavam mariscos e crustáceos.
Ou seja, não dá pra falar sobre o que os vikings realmente comiam e deixar o peixe de fora. Era o rei da cozinha viking, sem dúvida.
Frutas, mel e outras gostosuras
Acha que os vikings não comiam doce? Pois comiam sim! Claro, não era chocolate, mas eles sabiam se virar com o que tinham.
Frutas silvestres como morango, amora e maçã eram super comuns. Eles comiam puras, secas ou misturadas em mingaus. Tudo bem natureba, mas gostoso.
E o mel era o adoçante oficial. Além de ser usado na comida, ele virava o famoso hidromel, a bebida preferida da galera.
Portanto, mais uma vez, o que os vikings realmente comiam incluía sim umas delícias naturais. Nada de sobremesa industrializada, mas ainda assim, docinho rolava!
Cozinha sustentável e criativa
Os vikings eram muito espertos na cozinha. Eles aproveitavam tudo. Tipo, TUDO mesmo. Nada era desperdiçado.
SIEHE AUCH:
- Die Geheimnisse hinter animierten Charakteren
- Geheimnisse hinter den Kulissen berühmter Serien
- Wie The Witcher vom Buch zum Spiel und zur Leinwand zu weltweitem Ruhm gelangte
Casca de vegetal virava sopa. Ossos viravam caldo. Até o sangue dos bichos era usado pra fazer linguiça. Pode parecer estranho hoje, mas era sobrevivência.
Eles também criavam bichos como galinhas, porcos, vacas e ovelhas. Assim garantiam leite, ovos, carne e adubo pras plantações.
Então, se quiser entender de verdade o que os vikings realmente comiam, tem que olhar esse lado sustentável. Eles viviam do que tinham e usavam com inteligência.
Mitos e verdades
No fim das contas, os vikings comiam muito melhor do que a gente imagina. Eles sabiam plantar, pescar, criar bichos e ainda aproveitavam tudo que tinham.
Aquela ideia de só carne e hidromel é bem furada. A alimentação deles era bem equilibrada e até saudável pra época.
Saber o que os vikings realmente comiam ajuda a desfazer essa imagem exagerada que os filmes vendem. Eles não eram só guerreiros comendo pernil na mão.
E se você achava que tinha uma alimentação rústica, olha aí… talvez esteja comendo mais “viking style” do que imagina!